Num debate aberto sem formalismos, a JSD do Marco ouviu ontem de alguns dos jovens residentes, os seus anseios e preocupações sobre a sua freguesia, o concelho e o país.
Temas como a cultura, o desporto, a economia local e o turismo foram abordado de forma transversal e consideradas áreas com potencial de desenvolvimento acrescido.
A falta de actividades culturais desde as artes expressivas às artes performativas no concelho obriga os jovens que desejem experimentar estas artes a deslocarem-se para os concelhos vizinhos, e foram pontadas como factor da pobreza de cultura social e subdesenvolvida existente em Marco de Canaveses (MCN).
O turismo, essencialmente o turismo náutico foi considerado uma das áreas em franca expansão mas que necessita de uma atenção redobrada definida por uma estratégia que transforme MCN um local na moda na oferta do turismo no interior.
As vias de ligação do baixo concelho à auto-estrada A4 e a Penafiel através da construção da IC35 são uma preocupação da população e das empresas que necessitam de mobilidade diária para o desenvolvimento económico.
O discurso do Presidente da República, pela comemorações do 25 de Abril, com o alerta para a falta de crédito e a descredibilização dos jovens na política, que foi "descoberto" por inquérito a pedido do PR, é algo que a JSD e as associações juvenis têm vido a alertar pela falta de participação nestas instituições que se considerou ser também por falta de cultura de dever e direito cívico.
No final ficou a intenção de nova agenda para o baixo concelho com a esperança de um maior número de participantes.
_________________________________________________________
JSD do Marco em 'conversas de café' em Alpendorada
Enviado por FFC em 27.4.08
Tema Alpendorada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário