_________________________________________________________

Onde está o meu Ecoponto?



Contas arredondadas, já devo fazer a separação do lixo, lá em casa, há pelo menos 10 anos, que se iniciou, digamos, por questões de logística e transporte do mesmo até aos contentores do lixo. Não me recordo, porém, se existiam, há 10 anos, ecopontos à minha porta e tão pouco na freguesia de Alpendorada.

Actualmente existem 25 mil Ecopontos em Portugal e continuam a aumentar. E há, apenas, um Ecoponto (embalagens, vidro, papel e cartão) a mais de 300 metros da minha casa, a servir um número de habitantes muito superior à sua capacidade.

A partir deste mesmo Ecoponto e num raio de 500 metros não existe mais nenhum destes amigos do ambiente e o lixo acumula-se, à sua volta, durante dias.
A falta de informação sobre o que colocar no Ecoponto, desatenção ou por maldade é comum haver lixo no contentor errado.

O meu Ecoponto está e é maltratado; é insuficiente para a quantidade de lixo produzido na minha rua e na minha opinião deveria haver pelo menos mais dois a servir a comunidade nesta área, que tem várias casas de comércio e habitações.

Como o sucesso dos Ecopontos depende principalmente da participação do público, nasceu a ideia de aliar as novas tecnologias de informação, como a Internet, à participação e à avaliação, por parte dos utilizadores dos ecopontos, do funcionamento desses equipamentos.

O meu Ecoponto é um projecto desenvolvido para auxiliar os sistema Municipais e Autarquias detectarem e melhorarem os processos de recolha, contribuindo assim para a eficácia global do
Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens - SIGRE.

Com um simples registo (fácil e nada maçador) pode saber onde está o seu Ecoponto, contribuir para a valorização e reciclagem das embalagens usadas, até sugerir a colocação de um novo Ecoponto.

Se tiver depois ainda tiver dúvidas, algumas delas estão bem explicadas aqui.

Nenhum comentário: